Golf - O Esporte

Faça sua reserva aqui

Golfe – O Esporte

O golfe teria sido criado na Escócia ainda no século XV. Em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, o golfe aparece como modalidade esportiva pela primeira vez, sendo uma das modalidades também nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos EUA, em 1904. Voltou a fazer parte das Olimpíadas após 112 anos em 2016, nos jogos do Rio, no Brasil.

Miriam Nagl, golfista brasileira nas olimpíadas Rio 2016. Créditos: AP/Alastair Grant

Miriam Nagl, golfista brasileira nas olimpíadas Rio 2016. Créditos: AP/Alastair Grant

O esporte pode ser jogado individualmente ou em equipes, onde não há como um jogador dificultar o desempenho de outro jogador: o único adversário dos jogadores é o próprio campo. O resultado irá depender de sua habilidade e de sorte com as condições climáticas! É um jogo silencioso e de concentração, mas também uma ótima oportunidade para relaxar em meio à natureza.

O jogo de golfe consiste em jogar uma bola utilizando um conjunto de tacos, desde a área do tee até o buraco, que se encontra na área do green. O objetivo é fazer todos os buracos da partida, geralmente um total de 18, com o mínimo de tacadas possível.

Old Course, em St. Andrews, Escócia, um dos campos mais antigos do mundo, fundado em 1552. Créditos: golfmagic.com

Old Course, em St. Andrews, Escócia, um dos campos mais antigos do mundo, fundado em 1552. Créditos: golfmagic.com

A distância de cada buraco é medida tradicionalmente em jardas (do inglês yards, ou yds), embora em alguns campeonatos oficiais já é possível observar a marcação da distância também em metros. Cada jarda equivale a 91 cm, e o comprimento de cada buraco define o seu PAR, que é o número de tacadas que um jogador experiente precisa para terminá-lo. Buracos curtos (até 250 yds) apresentam PAR igual a 3; buracos médios (de 251 a 470 yds) são de PAR 4; e buracos longos (acima de 471 yds) são de PAR 5. Existem buracos com PAR 6, quando são maiores que 691 yds, mas estão longe de serem comuns. Da mesma forma, o PAR de um campo é a soma das tacadas necessárias para um jogador experiente terminar todos os buracos.

O campo do Hotel Fazenda Monte Verde Golf & Resort tem 9 buracos, com PAR 36, e totalizando 3119 yds. Naturalmente, para se completar uma partida, deve-se jogar duas voltas pelo campo.